Foi no passado dia 9 de Agosto, que eu e a minha família (no total 11 pessoas), visitámos esta linda aldeia na encosta da serra do Açor, mais propriamente no segundo dia da sua festa. Fomos retribuir a solidariedade com que o G.D.C. do Soito da Ruiva nos brindou com a sua actuação no meu Goulinho.
Fui portador de uma pequenina lembrança, para ser entregue à coordenadora do grupo a D. Teresa, confesso que gostaria que a mesma tivesse sido mais expressiva mas quem decidiu assim não o considerou….
Fomos encontrar o nosso amigo António (marido da D. Teresa) na caixa registadora do bar. Ao ver-nos logo passou a pasta a outro colega passando a servir de nosso guia pelas ruas da aldeia levando-nos á jóia do Soito da Ruiva o MUSEU (digno de uma visita) que retrata muito bem a vivência e quotidiano das gentes das aldeias aqui da serra nos anos passados.
Visitámos também a piscina, com belíssima água tendo sido informados da intenção da recuperação de 12 moinhos de água e dos respectivos caminhos. Para isso já juntaram à mesma mesa o Presidente da Câmara de Arganil e Junta de Freguesia de Pomares e um advogado especializado em direito privado. De acordo com o que nos disseram já possuem um plano a 30 anos para o desenvolvimento do Soito da Ruiva. Que isto sirva de exemplo para muitos que só se preocupam com o imediato e em organizar festas de Verão…
Gostaria de ver no meu Goulinho iniciativas semelhantes, no sentido de vermos os moinhos da Barroqueira recuperados bem como o caminho pedestre desde a curva do Salão passando pelos moinhos até à Pedra Longa. Para isso a ADGou que eu considero o governo da terra devia de pôr mãos à obra e liderar este processo.
Assistimos a mais uma actuação do G.D.C. do Soito da Ruiva ficando novamente maravilhados com a genuidade do grupo que representam muito bem a maneira de dançar e cantar dos seus antepassados, não conseguindo mais uma vez resistir a dar um passinho de dança ao som do seu animado “fado”. Quero igualmente deixar aqui um muito obrigado pela forma que fomos recebidos por toda aquela boa gente.
Se Deus quiser para o ano voltaremos!
Um abraço para todos.
Juntamos algumas fotos.
O Museu